quarta-feira, 14 de abril de 2010

Caderno Virtual de Desafios


Hoje um aluno me fez recordar do ano anterior... Durante a correção das atividades, ele argumentou todos os cálculos necessários para solução, e neste momento, me mostrou como foi importante para ele o nosso projeto na Oficina Digital - Laboratório de Informática... então resolvi iniciar minhas postagens de práticas por ELE.
Tudo começou quando... verifiquei as dificuldades dos alunos do 6º ano da EM Profª Karin Barkemeyer, em resolução de problemas, então busquei na montagem do Caderno Virtual de Desafios, uma valiosa prática para motivação e desenvolvimento do raciocínio lógico.
Este projeto fez parte do 1º semestre letivo de 2009 e foi desenvolvido em diferentes etapas, as quais contemplaram a formulação de estratégias em situações que envolviam as operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum).
No horário de aula, reservamos duas das cinco aulas semanais, para estudar no laboratório de informática, nestes momentos os alunos não possuíam nenhum instrumento de contagem concreta e nem auxílio de caderno ou lápis, apenas a troca com o colega para resolver questões: algumas vezes propostas e outras vezes pesquisadas na internet.
Além de indicar as repostas, os alunos precisavam justificar seus cálculos e o caminho de resolução.
Ao final do projeto foi notável: os alunos deixaram de lado o impulso de “chutar” uma resposta e iniciaram um processo de analise e experimentação.

Um comentário:

  1. Ahh Professora não preciso falar nada a respeito do Blog né?!
    A Profª sabe que é tudo de bom para todos olharem nosso projeto e nós alunos lembra também dos bons tempos *-*

    Amei =D
    BJS

    ResponderExcluir